sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Halitose: Conheça os sintomas

Conhecido como mau hálito, a halitose, cuja origem pode estar em patologias graves, não é percebido pelo portador, mas incomoda as pessoas que convivem com ele. Confira abaixo os principais sintomas deste problema:

Minha gengiva está sangrando

A gengivite (inflamação decorrente do excesso de placa bacteriana) é responsável pelo inchaço ao redor dos dentes, além de pequenas hemorragias durante a escovação. O contato do sangue com as bactérias presentes na boca dá origem ao mau hálito. No caso de a doença evoluir para a periodontite, ele se torna constante e mais forte.

Aparece quando fico muito tempo sem comer

Nessa situação, o estômago continua a produzir suco gástrico. Assim, o odor liberado pelo ácidopode subir em direção à boca. Os restos que ficam na língua também causam a halitose: após fermentarem, eles exalam um cheiro fétido. Como a saliva emitida durante as refeições ajuda a minimizar esse incômodo, evite prolongar o jejum.

É acompanhado de azia e regurgitações

A doença do refluxo gastroesofágico faz com que o suco gástrico e o conteúdo do estômago voltem para o esôfago. A acidez dessa substância desgasta as mucosas esofágicas, deixando muitas células mortas para as bactérias decompositoras fazerem a festa. Contudo, a reação química responsável por eliminar essas células acaba por provocar o mau hálito.

Reclamam do meu estresse (e também do “bafo de onça”)

Dentre as alterações no organismo relacionadas a uma rotina estressante, está a redução na produção de saliva. Além disso, é comum falar alto e respirar pela boca quando se está nervoso. A soma desses fatores faz com que a região bucal fique seca e, portanto, favorável às bactérias.
Isso acontece porque a enfermidade provoca um acúmulo de secreções nos seios da face (espaços localizados atrás do osso maxilar e interligados com a via nasal). Ricas em proteínas, as secreções gotejam em direção à faringe e à boca e alimentam os microorganismos, os quais terminam por disseminar o odor desagradável.

Tenho me sentido muito nauseado e cansado

É possível que seja um quadro de insuficiência hepática. Ele está relacionado a doenças que atingem o fígado, como a hepatite e a cirrose. Ao ser acometido por uma delas, o órgão deixa de metabolizar gases e os lança na corrente sanguínea, que os expulsa pelo hálito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário